Constelação Familiar: O mundo das crianças

Como mãe, posso dizer com total firmeza, que é muito difícil criarmos nossos filhos no mundo de hoje. Os dias de hoje, não são como os nossos de antigamente. Cada vez são mais preocupações que surgem no nosso dia a dia. Desde a violência até ao excesso da tecnologia e informação. Nós como mães, pais e responsáveis pelos menores, buscamos de todas as formas protegê-los e orientá-los do que é certo e do que é errado. Mas não podemos evitar tudo e nem os proteger cem por cento do mundo. Tem coisas na vida que não temos o total controle.

Muitas crianças e adolescentes tem causado inúmeras preocupações para as famílias, para as escolas, para a sociedade, para as empresas.

A Constelação Familiar, criada por Bert Hellinger, faz uma abordagem terapêutica que busca identificar e resolver conflitos familiares que podem estar afetando de alguma forma o emocional e o psicológico de um indivíduo, incluindo as crianças. A técnica usada se baseia na ideia de que padrões familiares podem ser transmitidos através de gerações, afetando as relações e o comportamento, e que a consciência desses padrões pode trazer cura e equilíbrio.

Como funciona a Constelação Familiar com crianças:

Representação:

Em uma sessão de Constelação Familiar, pessoas são escolhias para representar o indivíduo, familiares (incluindo pais, avós, irmãos) e até mesmo aspectos abstratos como problemas ou sentimentos.

Ordens do amor:

A constelação revela como as ‘’Ordens do Amor’’ como, pertencimento, equilíbrio e hierarquia entre dar e receber, podem estar desequilibrados no sistema familiar.

Consciência e Mudança:

Ao trazer à consciência as dinâmicas familiares ocultas, a constelação permite que os participantes, incluindo a criança, se ela estiver presente, observem seus próprios papéis e sentimentos dentro do sistema, facilitando a cura e a mudança.

Linguagem da criança:

A linguagem da criança, na constelação familiar, refere-se à forma como as crianças expressam dinâmicas familiares inconscientes, muitas vezes através de comportamentos, sintomas ou dificuldades. Elas podem, sem perceber, atuar como representantes de emoções ou padrões familiares não resolvidos, agindo como “espelhos”.

A criança pode sentir uma forte lealdade ao sistema familiar e, por isso, “assumir” o sofrimento de um membro da família, manifestando-o em sua própria vida. 

As Crianças podem carregar o peso de membros da família que foram excluídos, marginalizados ou esquecidos, repetindo padrões ou carregando seus destinos. 

Além de palavras, a criança se comunica através de sua postura, expressões faciais, ações e interações com o ambiente, revelando aspectos inconscientes do sistema familiar. 

Podem ter também dificuldades de fala, como a gagueira, podem ser uma forma da criança expressar um “emaranhamento” relacionado a algo que não pode ou não deve ser dito no sistema. 

O terapeuta de constelação familiar busca, através da dinâmica da constelação, trazer à luz esses emaranhamentos, permitindo que a criança (e a família) se liberte desses padrões e encontre um novo equilíbrio. Se reconectando emocionalmente com a família e liberando lealdades inconscientes que impedem o desenvolvimento pessoal. 

“Todas as crianças são boas.”

Esta frase, de Bert Hellinger, enfatiza que nenhuma criança é intrinsecamente má, mesmo aquelas que apresentam desafios ou comportamentos difíceis. 

“Somente na mão do pai a criança ganha um caminho para o mundo.”

Essa frase enfatiza o papel fundamental do pai na vida da criança, guiando-a para o mundo exterior e para a vida adulta. 

“O amor profundo das crianças por suas famílias, que muitas vezes as faz adoecer, pode também ser transformado em cura para todo o sistema familiar.”

Este insight mostra como o amor da criança, mesmo que expresso em sofrimento, pode ter um impacto profundo no sistema familiar. 

Essas frases e insights são ferramentas importantes para a constelação familiar, ajudando a promover a cura e a restauração do equilíbrio dentro do sistema familiar, permitindo que cada membro encontre seu lugar e viva de forma mais autêntica.

Lembre-se:

“O Amor é terapia, no mundo não há nenhum outro tratamento senão o Amor. É sempre o Amor que cura, porque o Amor faz você inteiro.” “A desordem é criada porque falta o Amor.

Esse artigo foi escrito por:

Veja também:

Alquimia da Consciência

O sol que habita em mim

Admiradora do céu e do mar, da natureza e seus espetáculos. Quem nunca brilhou os olhos ao prestigiar a beleza do nascer ou do pôr

Leia mais »