Sou apaixonada por flores e plantas, a delicadeza e a beleza delas me encantam na sua simplicidade. Alegram os meus dias, enfeitam e enchem de energia boa o meu lar, deixam a minha vida mais alegre e leve. E por isso, resolvi trazer um pouco delas hoje para escrever esse artigo.
A beleza, a alegria, a paz, as cores. As flores nada mais são que ‘’pequenos pedaços do paraíso que a natureza nos oferece de presente’’
A beleza das flores reside não apenas na sua aparência, mas também na alegria que ela traz a quem contempla. ‘’ A vida é como um jardim, e as flores são os momentos felizes que o tornam colorido e perfumado’’
E usando as flores como exemplo nesse artigo, vamos falar um pouco sobre uma das leis herméticas, o princípio da correspondência, que afirma que existe uma relação ou semelhança entre diferentes planos da realidade, ou seja, o que acontece no nível interno se reflete no nível externo. Então tudo que sentimos e pensamos, moldam o nosso mundo exterior.
Tudo que está no nosso mundo interior, como nossas crenças, nossas atitudes, nossas ações, nossos sentimentos, nossos pensamentos, influenciam na nossa vida, nos nossos relacionamentos, no nosso ambiente de trabalho, no nosso lar.
Usando as flores como exemplo, podemos observar essa correspondência em vários níveis.
Uma flor vibrante, bem cuidada, com pétalas bonitas, reflete um estado interno de saúde e equilíbrio. Uma flor murcha, com as pétalas feias, com o caule fraco, pode indicar falta de cuidado ou problemas internos.
Assim como nós, as flores também tem um ciclo de vida, um processo até à afloração. Ela precisa de um ambiente de luz, água e nutrientes para crescer saudável, assim como as experiências e aprendizados moldam o desenvolvimento humano.
As flores trazem com sigo a beleza e a harmonia de um estado de espírito positivo e leve, que são propícios ao bem-estar.
Assim como existem diversos tipos de flores, com formas, cores e aromas distintos, cada indivíduo possui suas características únicas. Cada um de nós somos únicos e todos nós temos a beleza das flores, no entanto a escolha de qual versão vamos ser, se é a da flor bonita e saudável ou se é da flor murcha, depende somente de nós. Das nossas ações, dos nossos sentimentos, dos nossos pensamentos. Todos nós somos capazes de crescer, se desenvolver e florir.
E é exatamente isso que o princípio da correspondência nos ensina, ele nos convida a olhar para o mundo exterior como um espelho do nosso mundo interior, e vice-versa. Ao observar as flores, podemos perceber como a ordem e a beleza do mundo natural podem nos ensinar sobre nós mesmos e sobre a interconexão de todas as coisas.
Ao compreender o princípio da correspondência, você pode se tornar uma pessoa mais consciente de seus padrões mentais e emocionais, e assim consegue identificar o que pode estar bloqueando o seu progresso de evolução pessoal ou profissional.
Eu convido você a se olhar de dentro para fora e ter como hábitos diários, a GRATIDÃO, as boas atitudes e os bons pensamentos.
O princípio da correspondência nos convida a olhar para dentro, a fim de compreender e transformar o mundo ao nosso redor. Ao reconhecer a relação entre nosso mundo interno e externo, podemos usar essa lei para criar uma vida mais alinhada com nossos desejos e aspirações.
Lembre-se:
“A vida é como um jardim: para colhermos flores bonitas, precisamos plantar sementes de amor e cuidado”.
Cuide-se!