O Princípio de Gênero, conforme ensinado no Caibalion, afirma que tudo possui aspectos masculinos e femininos, e que o equilíbrio entre esses dois princípios é essencial para a harmonia e manifestação em todos os planos da criação. Não se refere apenas à dualidade sexual, mas a um princípio universal de polaridade que se manifesta em todas as coisas.
O Caibalion, um texto hermético, apresenta sete leis universais, e a Lei do Gênero é uma delas. Essa lei estabelece que o masculino e o feminino são princípios complementares e não opostos, e que a compreensão e o equilíbrio entre eles são cruciais para a evolução e o desenvolvimento.
As energias masculina e feminina são duas polaridades presentes em todos os seres humanos, independentemente do gênero. A energia masculina é geralmente associada ao sol, ou seja, à força, ação, determinação e proteção.
Já a energia feminina é relacionada à lua, ou seja, intuição, sensibilidade, acolhimento e criatividade. Ambas energias são extremamente importantes e necessárias para uma vida equilibrada e saudável. No entanto, muitas vezes, as pessoas (consciente ou inconscientemente) sentem um certo desequilíbrio entre essas energias.
O excesso de energia masculina para nós mulheres, pode apresentar um comportamento mais agressivo, impulsivo e até mesmo competitivo. Quando a nossa energia masculina está alta, temos dificuldades em receber e assim nos tornamos ‘’fazedoras de coisas’’, entramos em uma produtividade louca e na maioria das vezes acabamos esquecendo de nós mesmas.
Por outro lado, o excesso de energia feminina pode nos levar a um comportamento passivo, indeciso e emocionalmente instável. Ficamos mais sensíveis, choramos com facilidade, ficamos deprimidas e muitas vezes nos olhamos para as situações com vitimismo, responsabilizando os outros pelo que passamos em nossa vida, entre outras coisas.
Nós mulheres temos a energia masculina de forma natural e muito alta para poder sobreviver e dar conta das demandas impostas por uma sociedade patriarcal.
Não demonstramos nossa fragilidade, trabalhamos dentro e fora de casa, cuidamos dos filhos, dos maridos e ainda temos que dar conta de estudar e cuidar da vida social, da beleza, dos padrões e de muitas tarefas que nos exigem força e vitalidade.
Trazer a nossa energia feminina de forma a equilibrá-la como nossa energia masculina é fundamental.
Aos buscar o equilíbrio entre as energias masculina e feminina, nos ajuda a lidar com as emoções de maneira mais saudável. Ao se conectar com a nossa energia feminina aprendemos a honrar nossos sentimentos, nos ajudando a tomar decisões mais conscientes e a lidar com as situações de maneira mais equilibrada.
Importante lembrar, que não devemos suprimir a energia masculina, mas sim integra-la com a energia feminina, criando um equilíbrio saudável e uma integração completa de todas as partes de nós mesmos.
O desequilíbrio entre os princípios masculino e feminino pode levar a problemas como dificuldades de relacionamento, falta de criatividade, bloqueios emocionais, e dificuldade em manifestar objetivos. Ao buscar o equilíbrio, é possível alcançar uma vida mais harmoniosa, com maior autoconhecimento e capacidade de manifestação.
E sua energia como está? Silencie uns minutinhos e ouça o seu coração. Faça essa análise dentro de você.